Dr. Roger J. Callahan, Ph.D, psicólogo americano, foi o criador e desenvolvedor do TFT – Thought Field Therapy – ou Terapia do Campo do Pensamento. Formado em Psicologia Clínica pela Universidade de Syracuse, foi presidente da Academia Americana de Psicólogos em Terapias de Casal e de Família e presidente da Sociedade de Psicólogos Escolares de Michigan. Como professor, lecionou na Universidade Eastern Michigan, Universidade de Syracuse e Universidade de Michigan. Foi também pesquisador na área de psicologia na Escola Wayne County e membro da Academia Americana de Psicoterapeutas para Tratamentos de Vícios.
Dr. Callahan formou milhares de pessoas em TFT ao redor do mundo e escreveu vários livros, como “Stop the Nightmare of Trauma” (Acabe com o Pesadelo do Trauma) e “Five Minute Phobia Cure” (Cura da Fobia em Cinco Minutos). Participou como convidado especial na CNN (3 vezes), Good Morning America, Evening Magazine, Oprah, Regis and Kelly, Leeza, e no The View com Barbara Walters, onde a atriz de Hollywood Whoopi Goldberg falou sobre como ele eliminou o seu medo de voar. Ele faleceu em Novembro de 2013, deixando de legado para a humanidade a sua grande descoberta.

Joanne Callahan é a esposa do Dr. Roger Callahan e co-desenvolvedora do TFT. Atualmente é a Presidente/CEO da Callahan Techniques, Ltd. Graduada pela Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, também possui MBA em Administração de Cuidados da Saúde pela Universidade do Estado da Califórnia San Marcos.
Joanne também é diretora do Centro de Treinamento em Thought Field Therapy e editora da newsletter trimestral “The Thought Field”. Ela é instrutora nos níveis Algortimos, Diagnóstico Causal e Voice Technology e a única pessoa certificada para ensinar todos os níveis de TFT. Também foi co-autora de alguns livros publicados sobre TFT. Atualmente, Joanne é a maior autoridade em Thought Field Therapy no mundo.

Como Surgiu o TFT?
Conheça a história real, contada pelo próprio Dr. Callahan!

VIDEO

Entrevista do Dr. Roger Callahan concedida ao Jornal Vida Integral em 25 Junho de 2012

1.       O que é o TFT e quais são suas aplicações e benefícios?

Thought Field Therapy é um método de tratamento terapêutico simples, não invasivo e sem uso de drogas, para estimular o próprio sistema de cura do corpo através da identificação de um código específico e então estimular com o Tapping (pequenas batidas com as pontas dos dedos) em vários pontos de meridianos da acupuntura no corpo. Ao longo dos últimos 32 anos, o TFT tem sido aceito por médicos, psicólogos, terapeutas holísticos e até por profissionais de saúde que cuidam de militares nos EUA.
Milhares pessoas se recuperaram rapidamente de problemas como insônia, gota e tinnitus (zumbido no ouvido). Outros eliminaram stress, ansiedade e fobias, como medo de voar e medo de falar em público, literalmente em minutos. Centenas reconquistaram suas vidas ao superar o vício da nicotina, substâncias controladas e comportamentos obsessivos. E pessoas que sofreram os efeitos negativos de traumas – guerra, estupro, lesões ou perdas – removeram instantaneamente as terríveis emoções e sentimentos ligados ao trauma que antes controlavam suas vidas, as vezes por décadas.

2.       Se já haviam técnicas para aliviar o sofrimento humano, o que o levou a pesquisar este novo método?

Mas enquanto centenas de milhares de pessoas por todo o mundo já provaram que o Thought Field Therapy (TFT) é a ferramenta disponível mais eficiente para uma rápida melhora da saúde física e mental, surpreendentemente, milhares de pessoas que sofrem de doenças, stress, depressão e trauma ainda não ouviram falar dele. O que me levou a desenvolver este método eu explicarei melhor respondendo sua próxima pergunta.

3.       Onde, quando e como você aplicou seus conhecimentos e colheu os primeiros resultados?

Em 1979, como psicólogo, eu atendia uma jovem mãe de dois filhos, que tinha pavor de água. De fato, sua fobia era tão extrema que ela era incapaz até mesmo de realizar as atividades mais básicas que envolvessem água ou de se aproximar de água.
Para minha grande frustração, após um ano usando todos os métodos terapêuticos tradicionais, minha paciente Mary não havia melhorado nada. Em uma sessão, sentada próximo a minha piscina, ela ficou com náusea apenas por pensar na proximidade com a água. Então eu tive a ideia.
Lembrando que os chineses tem usado a acupuntura por mais de 5000 anos para estimular o fluxo de energia através do que eles chamam de “meridianos” ou caminho elétricos, eu pedi para Mary fazer o tapping algumas poucas vezes no ponto abaixo dos olhos – o qual eu sabia ser a localização do ponto final do meridiano do estômago.
Após vários segundos de tapping, Mary exclamou, “Se foi!” e foi direto até a piscina, se inclinou e jogou água em sua face.
Bem francamente, eu fiquei pasmo.
Ainda naquela noite, Mary decidiu testar se sua fobia estava mesmo curada e dirigiu até o oceano em meio a uma rara tempestade na Califórnia. Caminhou para dentro do mar até a água alcançar o nível da cintura e permaneceu livre do medo.
Na tentativa de dar sentido ao que havia acabado de acontecer, eu me questionei como tal técnica tão incomum poderia ter trazido resultado quando era tão contrária a toda a minha formação tradicional e, especialmente, quando foi contra todos os protocolos terapêuticos reconhecidos.
Talvez a ação do “tapping” estava de alguma forma influenciando o sistema energético fundamental do corpo, reorganizando a mente da Mary e suas respostas físicas ao seu medo de água (um feito que anos de terapia tradicional falharam em alcançar). Ou talvez, como os chineses fazem no uso da acupuntura, o tapping estava de alguma forma desbloqueando o fluxo de calma e equilíbrio energético – como se um sangue novo cheio de vida circulasse em artérias antes bloqueadas.
Percebendo que uma descoberta deslumbrante foi entregue a mim, eu comecei a trabalhar para providenciar as razões subjacentes pelas quais isso funcionou – e como isso poderia ser usado com muitos mais pacientes para resolver muitos outros males. Eu logo descobri que alguns pacientes necessitavam fazer o tapping em uma série de pontos e que, dependendo do problema a ser tratado, uma sequência de pontos era mais eficiente que outras. Em pouco tempo, eu havia desenvolvido várias fórmulas de tratamento – não apenas para fobias diferentes, mas para todo tipo de desordem e condições aflitivas. Meus clientes estavam não apenas obtendo ajuda para seus distúrbios emocionais e mentais, mas seus corpos físicos também estavam se curando.
E quando eu descobri que muitos clientes ainda estavam sofrendo os efeitos de traumas, ferimentos, dores amorosas ou tristeza de longa data, aos quais eles não se lembravam mais da origem, eu desenvolvi um método para diagnosticar esses males subjacentes e criar uma sequência de pontos de tapping customizada para tratar cada sequela física ou mental de cada indivíduo.

4.       Cite alguns países em que sua nova técnica foi bem aceita: Como você vê o impacto do TFT no mundo hoje e no futuro?

Meu livro best-seller “Tapping the Healer Within” está disponível em mais de 13 línguas e tem sido impresso continuamente por 12 anos. O TFT tem sido bem aceito nos países de língua inglesa e também no México, Escandinávia, países eslavos e tem sido muito bem estabelecido no Japão por aproximadamente 15 anos. Nós atualmente estamos expandindo para África com muitos trabalhos humanitários e para China, com um livro sendo traduzido para o chinês neste momento.
Eu acredito que o grande impacto do TFT é o alívio de traumas. Nós completamos recentemente três estudos em TEPT (transtorno de estresse pós-traumático) demonstrando um modelo de larga escala para tratamento de traumas. Há uma grande necessidade nessa área no mundo.

5.        Ao que você atribui esse sucesso?

O TFT é simples, sem drogas, e funciona em todas as culturas, em todas as faixas etárias e gêneros. Ele pode ser ensinado rápida e seguramente para todos e compartilhado em comunidades, mesmo nas regiões mais pobres. E, mais importante, ele é seguro e eficiente.

6.       Quais são suas expectativas para o Brasil?

Nós desejamos ensinar o TFT para os brasileiros, tanto para leigos quanto para profissionais, através da parceria com o Instituto TFT Brasil e seus parceiros locais para compartilhar esta ferramenta poderosa.