Instituto TFT Brasil

Thought Field Therapy - A Acupuntura Autoaplicável Sem Agulhas Original!


TFT - Thought Field Therapy

O que é TFT?

TFT – Thought Field Therapy

A Acupuntura Emocional Sem Agulhas Original

O Thought Field Therapy, ou Terapia do Campo do Pensamento,  é uma revolucionária abordagem terapêutica desenvolvida, desde 1979, após muitos anos de pesquisa, pelo psicólogo americano Ph.D. Dr. Roger Callahan.

Com o TFT é possível, muitas vezes em questão de minutos, tratar traumas de longa data, ansiedade, medos, raiva, culpa, mágoas, dores físicas, depressão, entre outros.

Seu método é não invasivo, sem efeitos colaterais, auto-aplicável e comprovado cientificamente.

Foram décadas de pesquisas e estudos realizados pelo Dr. Callahan e seus alunos, para desenvolver e comprovar a eficácia do TFT.

Baseado no sistema de meridianos da acupuntura, porém sem utilizar agulhas, e integrado ao campo do pensamento, o TFT proporciona um tratamento rápido e muito eficiente, mesmo para casos complexos como traumas de infância, abuso sexual e síndrome do pânico, podendo ser completamente superados em poucas sessões.

Toda situação estressante ou traumática que vivemos gera um registro no campo do pensamento que Dr. Callahan denominou de “Perturbações”. Estas, por sua vez, acarretam uma interrupção no fluxo de energia do corpo humano, conhecido na medicina tradicional chinesa por meridianos, que dão origem a  diversos tipos de problemas emocionais e físicos.

Seus resultados são rápidos e eficientes, pois sua ação trata diretamente a perturbação no campo do pensamento e simultanemante restabelece o fluxo da energia vital nos meridianos, permitindo nos libertar destes problemas.

O TFT é a técnica original que desencadeou todo o movimento das chamadas psicologias energéticas e sua aplicação vem ajudando milhares de pessoas em todo o mundo.

Um dos grandes diferenciais do TFT para as suas técnicas derivadas é que no TFT podemos individualizar os tratamentos. Cada Ser Humano é único e especial, da mesma forma muitas vezes ele necessita de sequências de tapping específicas para o seu caso em particular, e no TFT existem métodos para se diagosticar cada sequência individual para cada problema de uma pessoa, obtendo, dessa forma, resultados mais rápidos e duradouros.

Outra diferença está nas remoções de bloqueios físicos e energéticos nos meridianos que possam estar impedindo que as técnicas que utilizam tapping surtam efeito. Após identificados e neutralizados esses bloqueios, o tapping volta a dar bons resultados.

É importante lembrar que quando falamos em energia aqui, não estamos nos referindo a nada místico ou exotérico e sim a energia física, material.

Como Einstein postulou, E= M.C² (Energia é igual a matéria vezes a velocidade da luz ao quadrado). Você pode verificar que seu corpo material também é feito de energia elétrica, ou possui um campo eletromagnético, em situações como quando colocamos o braço perto das televisões antigas e os pelos se levantam, ou quando as crianças esfregam uma bexiga em sua cabeça e ao levantar a bexiga, os fios de cabelo sobem também. É dessa energia física que estamos nos referindo.

Vantagens DO TFT

  • Tratamento Individualizado
  • Não invasivo;
  • Auto-aplicável;
  • Extremamente simples e eficaz;
  • Resposta rápida e duradoura;
  • 100% natural;
  • Não requer uso de medicamentos para fazer efeito;
  • Pode ser aplicado em qualquer pessoa: bebês, crianças, idosos, e até mesmo animais;
  • Sem efeitos colaterais.

 

INDICAÇÕES DO TFT

Qualquer tipo de incômodo físico ou emocional, como por exemplo:

Raiva
Estresse
Ansiedade
Culpa
Mágoas
Insegurança
TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo)
Depressão
Vergonha
Fobias
Rejeição
Traumas
TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático)
Ódio
Constrangimento
Vícios
Medos
Tristeza
Dores Físicas

 

HISTÓRIA DO TFT

Dr. Roger J. Callahan, Ph.D, psicólogo americano, foi o criador e desenvolvedor do TFT – Thought Field Therapy – ou Terapia do Campo do Pensamento. Formado em Psicologia Clínica pela Universidade de Syracuse, foi presidente da Academia Americana de Psicólogos em Terapias de Casal e de Família e presidente da Sociedade de Psicólogos Escolares de Michigan. Como professor, lecionou na Universidade Eastern Michigan, Universidade de Syracuse e Universidade de Michigan. Foi também pesquisador na área de psicologia na Escola Wayne County e membro da Academia Americana de Psicoterapeutas para Tratamentos de Vícios.
Dr. Callahan formou milhares de pessoas em TFT ao redor do mundo e escreveu vários livros, como “Stop the Nightmare of Trauma” (Acabe com o Pesadelo do Trauma) e “Five Minute Phobia Cure” (Cura da Fobia em Cinco Minutos). Participou como convidado especial na CNN (3 vezes), Good Morning America, Evening Magazine, Oprah, Regis and Kelly, Leeza, e no The View com Barbara Walters, onde a atriz de Hollywood Whoopi Goldberg falou sobre como ele eliminou o seu medo de voar. Ele faleceu em Novembro de 2013, deixando de legado para a humanidade a sua grande descoberta.

Joanne Callahan é a esposa do Dr. Roger Callahan e co-desenvolvedora do TFT. Atualmente é a Presidente/CEO da Callahan Techniques, Ltd. Graduada pela Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, também possui MBA em Administração de Cuidados da Saúde pela Universidade do Estado da Califórnia San Marcos.
Joanne também é diretora do Centro de Treinamento em Thought Field Therapy e editora da newsletter trimestral “The Thought Field”. Ela é instrutora nos níveis Algortimos, Diagnóstico Causal e Voice Technology e a única pessoa certificada para ensinar todos os níveis de TFT. Também foi co-autora de alguns livros publicados sobre TFT. Atualmente, Joanne é a maior autoridade em Thought Field Therapy no mundo.

Como Surgiu o TFT?
Conheça a história real, contada pelo próprio Dr. Callahan!

VIDEO

Entrevista do Dr. Roger Callahan concedida ao Jornal Vida Integral em 25 Junho de 2012

1.       O que é o TFT e quais são suas aplicações e benefícios?

Thought Field Therapy é um método de tratamento terapêutico simples, não invasivo e sem uso de drogas, para estimular o próprio sistema de cura do corpo através da identificação de um código específico e então estimular com o Tapping (pequenas batidas com as pontas dos dedos) em vários pontos de meridianos da acupuntura no corpo. Ao longo dos últimos 32 anos, o TFT tem sido aceito por médicos, psicólogos, terapeutas holísticos e até por profissionais de saúde que cuidam de militares nos EUA.
Milhares pessoas se recuperaram rapidamente de problemas como insônia, gota e tinnitus (zumbido no ouvido). Outros eliminaram stress, ansiedade e fobias, como medo de voar e medo de falar em público, literalmente em minutos. Centenas reconquistaram suas vidas ao superar o vício da nicotina, substâncias controladas e comportamentos obsessivos. E pessoas que sofreram os efeitos negativos de traumas – guerra, estupro, lesões ou perdas – removeram instantaneamente as terríveis emoções e sentimentos ligados ao trauma que antes controlavam suas vidas, as vezes por décadas.

2.       Se já haviam técnicas para aliviar o sofrimento humano, o que o levou a pesquisar este novo método?

Mas enquanto centenas de milhares de pessoas por todo o mundo já provaram que o Thought Field Therapy (TFT) é a ferramenta disponível mais eficiente para uma rápida melhora da saúde física e mental, surpreendentemente, milhares de pessoas que sofrem de doenças, stress, depressão e trauma ainda não ouviram falar dele. O que me levou a desenvolver este método eu explicarei melhor respondendo sua próxima pergunta.

3.       Onde, quando e como você aplicou seus conhecimentos e colheu os primeiros resultados?

Em 1979, como psicólogo, eu atendia uma jovem mãe de dois filhos, que tinha pavor de água. De fato, sua fobia era tão extrema que ela era incapaz até mesmo de realizar as atividades mais básicas que envolvessem água ou de se aproximar de água.
Para minha grande frustração, após um ano usando todos os métodos terapêuticos tradicionais, minha paciente Mary não havia melhorado nada. Em uma sessão, sentada próximo a minha piscina, ela ficou com náusea apenas por pensar na proximidade com a água. Então eu tive a ideia.
Lembrando que os chineses tem usado a acupuntura por mais de 5000 anos para estimular o fluxo de energia através do que eles chamam de “meridianos” ou caminho elétricos, eu pedi para Mary fazer o tapping algumas poucas vezes no ponto abaixo dos olhos – o qual eu sabia ser a localização do ponto final do meridiano do estômago.
Após vários segundos de tapping, Mary exclamou, “Se foi!” e foi direto até a piscina, se inclinou e jogou água em sua face.
Bem francamente, eu fiquei pasmo.
Ainda naquela noite, Mary decidiu testar se sua fobia estava mesmo curada e dirigiu até o oceano em meio a uma rara tempestade na Califórnia. Caminhou para dentro do mar até a água alcançar o nível da cintura e permaneceu livre do medo.
Na tentativa de dar sentido ao que havia acabado de acontecer, eu me questionei como tal técnica tão incomum poderia ter trazido resultado quando era tão contrária a toda a minha formação tradicional e, especialmente, quando foi contra todos os protocolos terapêuticos reconhecidos.
Talvez a ação do “tapping” estava de alguma forma influenciando o sistema energético fundamental do corpo, reorganizando a mente da Mary e suas respostas físicas ao seu medo de água (um feito que anos de terapia tradicional falharam em alcançar). Ou talvez, como os chineses fazem no uso da acupuntura, o tapping estava de alguma forma desbloqueando o fluxo de calma e equilíbrio energético – como se um sangue novo cheio de vida circulasse em artérias antes bloqueadas.
Percebendo que uma descoberta deslumbrante foi entregue a mim, eu comecei a trabalhar para providenciar as razões subjacentes pelas quais isso funcionou – e como isso poderia ser usado com muitos mais pacientes para resolver muitos outros males. Eu logo descobri que alguns pacientes necessitavam fazer o tapping em uma série de pontos e que, dependendo do problema a ser tratado, uma sequência de pontos era mais eficiente que outras. Em pouco tempo, eu havia desenvolvido várias fórmulas de tratamento – não apenas para fobias diferentes, mas para todo tipo de desordem e condições aflitivas. Meus clientes estavam não apenas obtendo ajuda para seus distúrbios emocionais e mentais, mas seus corpos físicos também estavam se curando.
E quando eu descobri que muitos clientes ainda estavam sofrendo os efeitos de traumas, ferimentos, dores amorosas ou tristeza de longa data, aos quais eles não se lembravam mais da origem, eu desenvolvi um método para diagnosticar esses males subjacentes e criar uma sequência de pontos de tapping customizada para tratar cada sequela física ou mental de cada indivíduo.

4.       Cite alguns países em que sua nova técnica foi bem aceita: Como você vê o impacto do TFT no mundo hoje e no futuro?

Meu livro best-seller “Tapping the Healer Within” está disponível em mais de 13 línguas e tem sido impresso continuamente por 12 anos. O TFT tem sido bem aceito nos países de língua inglesa e também no México, Escandinávia, países eslavos e tem sido muito bem estabelecido no Japão por aproximadamente 15 anos. Nós atualmente estamos expandindo para África com muitos trabalhos humanitários e para China, com um livro sendo traduzido para o chinês neste momento.
Eu acredito que o grande impacto do TFT é o alívio de traumas. Nós completamos recentemente três estudos em TEPT (transtorno de estresse pós-traumático) demonstrando um modelo de larga escala para tratamento de traumas. Há uma grande necessidade nessa área no mundo.

5.        Ao que você atribui esse sucesso?

O TFT é simples, sem drogas, e funciona em todas as culturas, em todas as faixas etárias e gêneros. Ele pode ser ensinado rápida e seguramente para todos e compartilhado em comunidades, mesmo nas regiões mais pobres. E, mais importante, ele é seguro e eficiente.

6.       Quais são suas expectativas para o Brasil?

Nós desejamos ensinar o TFT para os brasileiros, tanto para leigos quanto para profissionais, através da parceria com o Instituto TFT Brasil e seus parceiros locais para compartilhar esta ferramenta poderosa.

 

ESTUDOS E PESQUISAS DO TFT

Estudos e Pesquisas

Encontre abaixo um resumo de algumas das pesquisas sobre TFT já realizadas ao redor do mundo. Uma lista mais detalhada e contendo mais informações pode ser encontrada no site tftfoundation.org

O TFT foi aplicado em 400 órfãos com sucesso para o tratamento do TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) em pré-adolescentes sobreviventes do genocídio de 1994 em Ruanda (Sakai 2006 e  2007).

O TFT foi aplicado com sucesso para o tratamento do TEPT em centenas de sobreviventes de guerra em Kosovo (Professor Carl Johnson, 2001).

​Estudantes usaram o TFT para ajudá-los a lidar com sentimentos violentos, raiva, superação de problemas com pais e amigos e para melhorar o desempenho escolar (Yancey, 2002).

Dois estudos feitos com pessoas céticas usando o Voice Technology resultaram em um índice de sucesso de 98% (Leonoff, 1996);

Aumento de 45% na velocidade de leitura após aplicada a correção de Reversão Psicológica do TFT (Blaich, 1988);

O TFT é a forma para se melhorar mais rapidamente o VFC (Variabilidade da Frequência Cardíaca) (Callahan, 2001) com resultados sem precedentes.

O TFT reduziu o medo de falar em público em um estudo sobre fobias (Schoninger, 2004);

O TFT foi eficiente como tratamento para fobia de injeções (Darby, 2002);

Melhora significativa no tratamento de Acrofobia (medo de altura), comparado ao uso de placebo (Carbonell, 1996);

Um estudo não publicado intitulado “Thought Field Therapy and Pain” (Terapia do Campo de Pensamento e Dor) de Robert Pasahow, PhD., membro da Junta Americana de Médicos Psicólogos, descobriu que o TFT reduziu a dor músculo-esqueletal, nos nervos e na espinha de dez entre doze pacientes tratados em um ambulatório de uma clínica psicológica privada. A comparação de uma avaliação de dor antes e depois do tratamento mostrou uma redução de 82% na escala de dor dos pacientes imediatamente após a administração do procedimento com TFT. Dez dos doze pacientes experimentaram alívio na dor de 88% ou mais imediatamente após o procedimento. Os outros dois pacientes não tiveram redução na dor.” (Pasahow, 2013).

 

DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE TFT E EFT

VIDEO

Uma das perguntas mais frequentes feitas por quem está começando a estudar ou pesquisar sobre as psicologias energéticas é se o TFT – Thought Field Therapy (Terapia do Campo do Pensamento) – é a mesma coisa que o EFT – Emotional Freedom Technique (Técnica de Libertação Emocional), ou quais as diferenças e semelhanças entre o TFT e o EFT?

Resumidamente, pode-se dizer que o EFT – Emotional Freedom Technique – é uma técnica criada por um engenheiro americano chamado Gary Craig, que estudou o TFT com o Dr. Callahan e derivou a sua técnica do mesmo.

O EFT da forma como foi compilado por Craig, é uma forma resumida e simplificada do primeiro nível de TFT, os Algoritmos. Parar explicar as diferenças e semelhanças entre as duas técnicas gostaria de contar brevemente minha caminhada na estrada das psicologias energéticas.

Eu, assim como muitas pessoas mais, conheci primeiramente o EFT em 2005 e comecei a usá-lo em atendimentos terapêuticos em meus clientes com bons resultados, cerca de 65% de sucesso nos casos atendidos. Por ser uma pessoa que busca sempre me aprofundar e aprender mais e se possível diretamente de suas fontes, ao ver estes bons resultados, me motivei a estudar e conhecer o TFT por ser a técnica que deu origem ao EFT.

Em 2008 fui estudar o curso TFT Boot Camp, onde é ensinado os dois primeiros níveis de TFT. Imediatamente após retornar ao Brasil continuei atendendo usando as duas técnicas e pude verificar na prática que quando o EFT não funcionava, os Algoritmos funcionavam e se eventualmente estes também não funcionavam, então o TFT Diagnóstico Causal era capaz de identificar e tratar os bloqueios ao tratamento e também obter sucesso, ao identificar uma sequência específica para aquele cliente e seu problema em particular. Dessa forma, vivenciei na prática os cerca de 80% de sucesso dos Algoritmos e 95% de sucesso do Diagnóstico Causal.

Explicando agora mais tecnicamente suas diferenças e semelhanças, os Algoritmos são sequências de pontos específicas para cada tipo de problema emocional e dores físicas. Os pontos utilizados são os mesmos usados no EFT, porém a ordem destes pontos é que fazem a diferença nos Algoritmos.

Então surge naturalmente outra pergunta, se a ordem dos pontos é tão importante por que o EFT, que faz o tapping aleatoriamente nos pontos, também obtém sucesso em muitos casos?

Essa resposta também obtive de minha observação direta nos atendimentos e estudo de ambas as técnicas.

O fato do tapping aleatório do EFT funcionar muitas vezes, não contraria o postulado do Dr. Callahan da importância da ordem dos pontos. Segundo Dr. Callahan, essa ordem atua como a combinação da senha de um cadeado para destravá-lo. Por exemplo, se para determinado problema eu necessitasse de três pontos de tratamento, por exemplo, na ordem 1- Ponto Abaixo do olho (meridiano do estômago), 2- Ponto abaixo da Axila (meridiano do baço) e 3- Clavícula (meridiano do Rim) 4- procedimento gama 9 (que é igual no EFT) e 5, 6 e 7 são a repetição dos três primeiros pontos na mesma ordem, então digamos que ao fazer o tapping aleatoriamente pelo EFT que a cada rodada completa eu acerte a ordem de 1 ponto, mais o gama 9 e outro ponto após o gama 9. Então seriam necessárias 4 rodadas do EFT para acertar uma vez essa sequência completa do TFT (três pontos-gama 9-repetir os três pontos).

Agora, supondo que o cliente precise de 4 rodadas desse algoritmo de TFT para se tratar completamente de um problema, então seriam necessárias 4 x 4 = 16 rodadas do EFT para se obter o mesmo resultado para este cliente.

Muitos problemas conseguem ser tratados com apenas 1 ou 2 pontos, como no caso da fobia de água de Mary, que foi o primeiro caso do Dr.Callahan que deu origem ao TFT, tratada apenas pelo ponto abaixo dos olhos, e para estes casos mais simples o EFT é de grandíssima ajuda, porém existem casos mais difíceis de serem tratados, seja pela complexidade ou gravidade do problema, ou devido aos bloqueios energéticos e psicológicos e também pela necessidade de muitos pontos de tratamentos. Por exemplo, o algoritmo de trauma complexo com raiva e culpa do TFT é uma sequência de 8 pontos – gama 9 – repetição destes 8 pontos. Para cada rodada de TFT nesse caso, são equivalentes a 9 rodadas de EFT. Novamente, imagine se um cliente necessite de 10 rodadas deste algoritmo para tratar seu problema completamente, seriam 10 x 9 = 90 rodadas de EFT. Assim, o EFT é mais simples de usar e o TFT é mais eficiente e direto ao ponto no sucesso do tratamento.

Dessa forma, posso afirmar, pela experiência de quem atuou por um bom tempo com as duas técnicas, que a ordem é pertinente e importante e isso se torna mais evidente ainda quando um algoritmo não funciona em um caso e logo em seguida a sequência específica obtida pelo Diagnóstico Causal consegue resolver o problema.

Isso fica mais forte ainda, quando o motivo do não sucesso do EFT ou do Algoritmo ter sido causado por um bloqueio de reversão psicológica de níveis mais profundos ou por toxinas no corpo físico que atrapalhavam ao tratamento. Tenho diversos casos para dores físicas e emocionais onde ambas as técnicas não funcionaram primeiramente e logo após identificar e tratar as toxinas e os bloqueios de reversões em níveis mais profundos usando o Diagnóstico Causal, então o mesmo Algoritmo e o EFT que não haviam funcionado minutos antes agora obtiveram sucesso. Novamente tornando evidente, pelos resultados, que estes bloqueios são muito importantes de serem tratados para um tratamento ter maior chance de sucesso.

O EFT possui a vantagem de ser mais acessível a todos e um pouco mais fácil de usar, porém é, principalmente, para os casos mais complexos que o TFT faz toda a diferença e se você pensa em se tornar um terapeuta profissional ou se já é e pretende aprimorar ainda mais a qualidade de seus atendimentos, vale muito a pena estudar o TFT.

Para aqueles que estão começando sua caminhada dentro das psicologias energéticas, seja para auto tratamento ou para atendimentos à clientes, recomendo também conhecerem e aplicarem o EFT. Os alunos que se inscreverem para o curso TFT Algoritmos ganham como bônus o material do curso de EFT que eu lecionava antes de ter tido a oportunidade de me aprofundar no TFT, isso é uma boa preparação e lhe permitirá adquirir familiaridade com as técnicas detapping já antes do curso.

Tenho certeza que, assim como foi para mim, os bons resultados que você obterá com o EFT, irão despertar sua vontade de voar cada vez mais alto e aprender a fundo o TFT.

Apenas finalizando minha história para os dias de hoje, em dezembro de 2011 estava muito desejoso de fazer o curso avançado de TFT Optimal Health, porém dados às minhas circunstâncias naquela época eu não possuía tempo e dinheiro para fazê-lo fora do país. Conversei algumas vezes com a Joanne Callahan por skype, que é uma pessoa muito gentil e amorosa, e foi no Natal de 2011 que então recebi o email mais importante da minha vida até hoje, onde ela perguntava se eu desejava trazer ela e o Dr. Callahan para sua primeira vinda ao Brasil em 2012.

Não tive dúvidas, meu coração se encheu de alegria pela oportunidade não só minha de aprender uma técnica tão incrível como o TFT Voice Technology, mas também porque naquele instante se passou, em uma fração de segundo, a imagem de milhares de pessoas que serão ajudadas pelos alunos que fizerem este curso, multiplicando assim de forma inimaginável para mim o alcance da ajuda que o TFT poderá e já está trazendo ao nosso país!

Assim, de janeiro à outubro de 2012, me dediquei de corpo e alma, em média de doze horas por dia nos sete dias da semana, na tradução dos materiais escritos e dos DVDs, além de toda a organização e divulgação dos cursos. Todo esse esforço foi recompensado com uma turma de 46 alunos de todo o Brasil para o curso Boot Camp e de 12 alunos para o Optimal Health. Não foi tanto pelos números que poderiam até ter sido maiores, mas pela distribuição dos alunos por todos os estados do Brasil, levando assim uma semente para cada canto de nosso país!

Com alegria por poder compartilhar,

Leandro Percário TFT-Adv
Fundador do Instituto TFT Brasil

 

Assista ao lado um vídeo onde o Leandro explica o que é TFT e sua diferença com o EFT.

Muitas pessoas se questionam se o TFT e EFT são o mesmo método...

Para eliminar esta dúvida, assista ao vídeo onde o Leandro explica as semelhanças e diferença entre as duas terapias.

Clique no vídeo ao lado para assistir na íntegra.


Depoimentos

Ao longo de mais de 35 anos de existência o TFT, também conhecido como Acupuntura do Campo do Pensamento Sem Agulhas, já ajudou milhares de pessoas em mais de 80 países ao redor de todo o mundo.
Nesta sessão você encontrará alguns relatos de casos reais onde o TFT fez grande diferença na vida das pessoas!


Participe GRATUITAMENTE da

Semana da Libertação Emocional!

 

Curso básico GRATUITO onde você aprenderá os conceitos fundamentais para despertar sua verdadeira essência e se libertar de qualquer sofrimento que você venha carregando em sua vida até agora.

privacy Nós valorizamos a sua privacidade e não enviamos spam.